Enron Online
Enron (ENE), no caso de você não ter ouvido, é uma empresa de Internet agora.
Ah, claro, a empresa com sede em Houston ainda obtém quase todas as suas receitas (US $ 40 bilhões em 1999) de operações relacionadas ao gás natural e outras empresas de energia. Mas seu estoque está acima distante mais do que outras companhias da energia - 75% desde o fim do ano passado, de ao redor 40 aos 70s baixos. Foi quando a Enron realmente começou a falar sobre seus esforços caseiros em comércio on-line e serviços de Internet de banda larga.
Não só a Enron convenceu a Street que é uma jogada na Internet, é algo ainda mais notável: adotou a identidade da Internet e, em um mercado onde a maioria das ações da Internet de negócios para empresas foram derrotadas, a Enron continuou a subir . A Akamai (AKAM), por exemplo, concorrente de uma linha principal que a Enron está estabelecendo, caiu 66% desde 20 de janeiro, quando a Enron se reuniu com seus analistas.
As ações da concorrente Digital Island (ISLD) caíram 68%. E o valor do líder de web hosting Exodus Communications (EXDS) está fora de 43%. Da mesma forma, as ações da CommerceOne (CMRC) - o proxy mais generoso para qualquer valor que a Enron está criando com seu mercado eletrônico já ativo para produtos da indústria de energia, EnronOnline - estão fora de 41%.
Parte do ganho é porque o negócio principal da Enron é sólido, e Wall Street aplaudiu os resultados do primeiro trimestre. Mas isso explica o ganho incremental, não a manutenção da avaliação da Internet. Em suma, a empresa vendeu uma linha convincente a analistas ingênuos da indústria de energia. O spiel, que já se tornou passar com analistas da Internet que ouviram tudo isso com demasiada frequência, tem uma premissa simples: Novos esforços on-line sem recompensa previsível justificam uma expansão imediata e dramática do valor das ações de uma empresa. Esta linha está funcionando para Enron, parece, porque os analistas que seguem o estoque são, eles admitem, de repente em território desconhecido.
- O que sabemos? Pergunta um analista do sell-side que atendeu à reunião de janeiro mas pediu o anonymity porque um colega cobre agora Enron. "O público foi um grupo de analistas de gás natural e poder", que ficaram impressionados com a aparição no palco de Scott McNealy, CEO da Sun Sun Microsystems (SUNW), novo parceiro da Enron.
Até mesmo os touros da Enron são francos sobre suas habilidades limitadas para valorizar os novos negócios, que ajudaram a aumentar a capitalização de mercado da Enron em US $ 22 bilhões.
"Não tenho certeza se posso avaliar o EnronOnline agora mesmo", diz Donato Eassey, analista de gás natural da Merrill Lynch no subúrbio de Washington, DC "Preciso de um pouco mais de história do que um quarto". (Merrill não atuou recentemente como um banqueiro de investimento para Enron.)
EnronOnline claramente é bem sucedida, pelo menos no sentido de que as empresas da Internet medir o sucesso. Desde a sua criação no final de novembro, a empresa completou 85.000 transações, de embarques de gás para meteorológicas derivados com um valor nocional de US $ 32 bilhões. Mas como estes são produtos que a Enron teria comprado e vendido de qualquer maneira, a empresa é mãe em qualquer receita incremental que coletou em decorrência do que entende por troca livre.
E, rivais dizem, os analistas estão negligenciando seus próprios esforços de comércio eletrônico ao valorizar suas ações. No início deste mês, seis players da indústria de energia apresentaram o Energy Trading Consortium. Projetado em parte para negar a Enron um bloqueio no negócio.
No entanto, Eassey Merrill está entusiasmado com Enron, porque, como ele aponta, "Não é um poço sem fundo. Você tem este livro base de ganhos de energia." Na verdade, essa é uma das razões pelas quais os investidores parecem gostar da Enron. Abaixo de seus grandes planos de Internet é uma empresa experiente que foi pioneira em fazer mercados em diferentes tipos de commodities de poder. E seu negócio principal é saudável. A empresa teve ganhos de 1999 de US $ 957 milhões, ou US $ 1,18 por ação. Isso é provavelmente mais lucro líquido do que foram gerados pelos top 200 dot-coms combinados.
Eassey valoriza o negócio não-Internet da Enron em cerca de US $ 52 por ação, ou US $ 38 bilhões. Em sua reunião de janeiro, a empresa sugeriu que seus novos negócios eventualmente poderiam gerar receita suficiente para valer US $ 37 por ação, ou um adicional de US $ 27 bilhões em valor de mercado. E isso balançou a perspectiva de uma oferta pública inicial se Wall Street não consegue valorizar totalmente o lado da Internet do negócio, uma atração certa para chamar a atenção de analistas ansiosos para ganhar negócios de banca de investimento para suas empresas.
Por seu turno, o executivo da Internet da Enron, entusiasmado, sugere que Wall Street não lhe concedeu o suficiente valor pelo que planeja realizar. "A abordagem da Enron é fundamentalmente diferente dos pares tradicionais de energia e dos pares de telecomunicações tradicionais", diz Joe Hirko, CEO da Enron Broadband Services em Portland, Oregon. Entre as atividades da empresa está fornecendo um mercado para comprar e vender acesso de banda larga, Serviços de entrega, tais como hospedagem de uma apresentação de streaming de vídeo para um cliente corporativo.
Ele também diz que a Enron tem uma vantagem sobre empresas como a Akamai, porque a Enron possui sua própria rede. "Eu não vejo ninguém se aproximando da amplitude da Enron", diz Hirko. "Eu só vejo um número de potenciais concorrentes em cada espaço individual."
Ainda assim, analistas de energia reticentes reconhecem a dificuldade de colocar valor nos grandes planos da Enron, que incluem gastar US $ 650 milhões em 2000, somando dezenas de milhares de quilômetros de cabo de fibra óptica e milhares de servidores para seus sistemas de entrega de conteúdo.
"Nós suspeitamos que a maioria dos participantes na conferência de hoje, como nós, estão sendo convidados a se aventurar muito longe de sua terra natal (gás natural, energia, energia) para entender e valorizar o negócio de banda larga", escreveu o analista Hugh Holman após a Reunião em um relatório para seu empregador anterior, Robertson Stephens. "Não é que não o entendamos, ou não estamos entusiasmados com as perspectivas apresentadas para nós, mas sim que não temos um filtro crítico altamente ajustado para aplicar, avaliar as forças, fraquezas e probabilidade de sucesso de Estratégia da Enron ".
Agora, a questão é: Quanto tempo antes do resto de Wall Street descobrir que o futuro da Enron é tão corajoso quanto a perspectiva para seus novos irmãos da Internet?
Como publicado originalmente, esta história continha um erro. Consulte Correcções e Esclarecimentos.
A coluna de Adam Lashinsky aparece às terças, quartas e sextas-feiras. De acordo com a política editorial da TSC, ele não é dono de ações individuais ou curtas, embora ele possua ações na TheStreet. Ele também não investe em fundos de hedge ou outras parcerias de investimento privado. Lashinsky escreve uma coluna para a Fortune chamada Wired Investor, e é um comentarista freqüente no programa de Public Radio's Marketplace. Ele agradece seus comentários no alashinskythestreet.
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